Bem Vindo !

Venha conhecer , compartilhar ,participar , ou mesmo Contar sobre os Milagres do Orisá na sua vida !

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ubuntu Belo Exemplo

Um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e propôs uma brincadeira para as crianças que achou ser inofensiva.


Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, ajeitou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e colocou debaixo de uma árvore. Chamou então as crianças e propôs que elas deveriam sair correndo até o cesto e aquela que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.


Quando ele disse "já!", todas as crianças deram as mãos e correram em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comeram felizes.


O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam:


- "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"


Ubuntu significa: "Sou quem sou, por quem somos todos nós"



Ubuntu é uma ética ou ideologia de África (de toda a África, em particular a palavra é de origem Bantu.

É uma filosofia Africana que existe em vários países de África), que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras.

A palavra vem das línguas dos povos Banto; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.



Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros".

Outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade".


Uma tentativa de definição mais longa foi feita pelo Arcebispo Desmond Tutu:

“Uma pessoa com UBUNTU está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos”.