Bem Vindo !

Venha conhecer , compartilhar ,participar , ou mesmo Contar sobre os Milagres do Orisá na sua vida !

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



Oya Onira [itan]
Existia nas terras de Irá,uma linda moça chamada Onira(senhora de Irá),ela sempre comandava seu povo com sabedoria.Mas,ela tinha um grande problema:adorava lutar e se sentia bem em matar seus inimigos. Onira era descontrolada quando tinha em punho sua adaga de guerra.Certo dia enlouqueceu de vez,chegou a um vilarejo e matou todos q alí encontrou.Os sábios da cidade de Irá resolveram procurar Oxalá para q ele na condição de Rei ,mandasse q Onira parasse de matar.
Onira recebeu o recado q Oxalá queria vê-la e foi até Ilê Ifé (palácio de Oxalá).Chegando lá Oxalá assustou-se pois as roupas de Onira eram vermelhas,de tanto sangue de suas vítimas.Ela ajoelhou-se e perguntou o q o grande Rei queria.Oxalá mandou q trouxessem uma grande quantidade de Efun (seu pó branco sagrado).Pegou seu pó e jogou sobre Onira. Na mesma hora suas vestes de cor vermelha,tornaram-se rosa,por causa da mistura do pó branco com o sangue Ele ordenou q Onira não mataria mais ninguém,e q ela jamais vestiria vermelho em publico,q rosa seria sua cor,e já q ela era uma moça tão quente,q fosse morar nas águas junto a Oxum.
E lhe disse:
Onira minha filha,és uma moça tão bela,tão doce,por que matas?
Sinto-me bem quando tiro a vida de alguém,mais sei q isso ñ é certo.
Foi então q Oxalá teve uma ideia.
Já q vc gosta lidar com a vida e com a morte,você terá junto com Oyá o domínio sobre os Eguns.Não tirarás mais a vida de ninguém,apenas irá conduzir os q já se foram.
Está certo Oxalá,seu desejo será realizado mas não tire de mim minha adaga
Pode deixar,mais agora vá morar na cachoeira com Oxum.
Onira obedeceu a Oxalá,foi morar na cachoeira.Chegando lá Oxum ria e debochava dela,mais resolveu ser sua amiga.Porém Onira muito mal humorada,ñ queria papo.Até q um dia ela adormeceu sobre uma pedra,as águas da cachoeira subiram e Onira estava morrendo afogada, Oxum vendo o q estava acontecendo,mergulhou e foi salva-la,chegando lá Onira estava quase morta,Oxum resolveu fazer um feitiço e na mesma hora Onira reviveu e transformou-se em uma espécie de lava q correu rio a fora. Onira transformou-se em um rio de fogo.Oxum pensou que Onira havia morrido,chorou por horas,sem saber o q diria a Oxalá,já q ele a incumbiu de tomar conta da moça atrevida.Foi então q surgiu uma borboleta linda ,de cor salmão com tons alaranjados, q voava ao redor de Oxum.Ela tentou pegar a borboleta q voou para dentro da floresta,Oxum seguiu a borboleta q parou em frente a uma árvore e tomou a forma da linda Onira. Oxum ñ acreditava no q via,e Onira lhe disse:
Por q choravas minha amiga,estou aqui viva, e graças a vc!
Graças a mim porquê Onira?Eu ñ fiz nada.
Na hora q eu estava morrendo vc fez um feitiço e dividiu comigo todo seu encanto,agora sou uma NINFA(mulher encantada),assim como vc ,tenho poderes de transformação.Posso ser um RIO de FOGO nos meus momentos de ira,posso ser um BÚFALO quando eu quiser ficar sozinha E me transformo na mais bela BORBOLETA quando estiver feliz.E Onira foi até Oxalá lhe contar o q havia acontecido,ele ficou feliz mais sabia que toda esta mudança jamais acalmaria Onira, e q por dentro ela ainda seria aquela guerreira incansável.Mandou então q ela fosse morar com Oyá e aprender a dominar os Eguns.Depois Onira Mudou-se e foi viver com Oxosse, como ela foi criada por caçadores, sabia caçar como ninguém.E Onira morou com quase todos os Orixás,aprendendo tudo q eles sabiam fazer.
Quando o culto aos Orixás veio para o Brasil,confundiram Onira com Oyá e por isso então ela passou a ser cultuada no Panteon das Oyás,tornando Oyá Onira. Mas sabemos q Onira é um orixá assim como todos os outros.Ela gosta das cores branco,dourado,assim como a determinação de Oxalá.Muitos acreditam q Onira por morar nas águas é um orixá calmo,mais este pequeno Itan nos mostra q Onira é um Orixá muito "quente", uma moça guerreira e determinada.
Suas filhas são faladeiras, escandalosas, briguentas,
metidas, arrogantes,
divertidos, mal-humorados, tem toda a doçura de Oxum e são atrevidos como Oyá.
Onira é uma linda Iabá!!!!!!!